terça-feira, 1 de novembro de 2011

Como organizar uma exposição.

Roteiro para organizar Exposições e Vernissages


Terminados seus quadros, chegou a hora de mostrá-los ao mundo. O que é necessário pensar para se organizar uma Exposição:

1. Contatar a galeria e marcar a data do evento. Sugerimos que todas as obras estejam prontas no mínimo três meses antes da inauguração.
2. Executar a produção fotográfica para utilizar no convite da exposição e assessoria de imprensa. (fotos das obras, do artista, do artista junto às obras, etc.). No máximo 70 dias antes da inauguração da mostra.
Obv: Havendo verba é conveniente que se contrate um profissional para a realização desse serviço.
3. Contatar o crítico para escrever o texto de apresentação. (Este crítico, aliás, já deve ser conhecido do artista. Alguns cobram pela tarefa. Se não for o caso, achamos de bom tom presenteá-lo após com uma pequena obra como agradecimento).
4. Contatar o programador visual para criar o convite.
a) Reunião para discutir o projeto, levando fotos e o texto de apresentação já pronto.
b) Na próxima reunião analisar o projeto executado, e, se for o caso, aprová-lo.
c) Apanhar o CD com o programador
5. Contatar a Gráfica (sugerimos 50 dias antes da inauguração do evento. O tempo médio de impressão de um postal é de três a quatro dias. A antecedência é necessária pois o Assessor de imprensa (o profissional contratado para divulgar o evento) costuma começar o trabalho 30 a 40 dias antes da abertura e necessita dos convites).
a) Levar o CD à gráfica (pode-se fazer o fotolito antecipadamente em outro local ou na própria gráfica.)
b) Voltar à gráfica para aprovar a prova de prelo (é uma impressão de um único
convite para se analisar o resultado do serviço, e propiciar uma correção.)
. c) receber os convites (as gráficas costumam entregá-lo a domicílio).
6. Produzir no computador o arquivo com o convite a ser enviado virtualmente como peça de apoio na divulgação e deixá-lo em stand-by (só enviá-lo nas vésperas)
7. Contatar a Assessoria de Imprensa (Sugerimos que o profissional a ser contratado já tenha sido escolhido há um bom tempo e tenha sido feito com o mesmo um encontro preliminar anterior onde o mesmo marcou prazos, determinou o material de que necessitará e foi discutida a estratégia a ser utilizada). Lembramos novamente que o Assessor de Imprensa costuma iniciar seu trabalho entre 30 e 40 dias antes do início do evento.
8. Emoldurar as obras (se necessário)
9. Postagem dos convites (Normalmente a galeria envia os convites para sua mala direta e o artista fica com um certo número para sua mala pessoal. A entrega de um postal como impresso , cuja tarifa é um pouco mais barata, demora mais tempo, e, como carta, por volta 2 dias úteis para o Estado. O ideal é que o destinatário receba a correspondência de3 a 4 dias antes da inauguração do evento, portanto observem com cuidado os prazos para impressão de etiquetas, etiquetagem, e postagem em si).
10. Contratar o buffet e bebidas (a antecedência deve ser de sete dias, e, dependendo do caso, o encargo ficará por conta do artista, da Galeria, ou de ambos.)
11. Fazer a planilha com os títulos das obras e respectivos preços. Indicamos a confecção de três planilhas que deverão ficar sobre a mesa que normalmente faz parte do mobiliário de toda galeria. Sugerimos que os preços das obras não fiquem afixados na parede em baixo das mesmas. Existem à venda nas papelarias umas cartelas com pequenas etiquetas circulares vermelhas e verdes. Estas etiquetas são colocadas em baixo das obras em caso de venda (vermelha), ou de reserva (verde). Estas cartelas devem ser adquiridas com antecedência).
12. É necessário que haja um livro para os visitantes da exposição. Este livro, na maior parte das vezes já existe na galeria e é utilizado em suas exposições. Se não for este o caso, deve ser adquirido anteriormente. Não se esqueçam de colocar uma caneta afixada na mesa perto do livro.
13. Montar a Exposição (véspera ou antevéspera da inauguração).
14. ESTAR PRESENTE À INAUGURAÇÃO E USUFRUIR O SUCESSO!
Obs: Os custos de produção do evento podem variar muito. Alguns serviços são muito caros como os de assessoria de Imprensa. Ajuda bastante se um patrocínio estiver à disposição.

Extraído do site:
ALPHERATZ.ORG - Todos os Direitos Reservados

Nenhum comentário:

Postar um comentário