quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Decoração

O Quadro na decoração

Os quadros são o acessório mais importante e comum num interior. A escolha e colocação de quadros é bastante difícil, devendo-se por isso dar a máxima atenção a esse problema.
É muita conhecida a frase "Diga-me o que o homem lê e eu lhe direi que homem ele é"; assim também, pelos quadros usados em uma casa, pode-se julgar os habitantes, pois refletem seu gosto, cultura e educação.
Os quadros são algumas vezes escolhidos somente por agradar de relance ao comprador, que rapidamente os adquire, sem ponderar que um objeto que às vezes agrada à primeira vista, quando contemplado mais demoradamente mostra defeito de desenho, colorido, anatomia, ou perspectiva. Um quadro é comprado para muito tempo, para toda a vida mesmo, não se devendo, portanto, ser obrigado a contemplar sempre aquilo que realmente não agrada. Ao contrário, um bom quadro, que como uma boa música, quanto mais se ouve, mais se aprecia, é fonte de prazer espiritual.
Isto não quer dizer que só os quadros caros sejam usáveis, mas é preciso que uma pintura qualquer tenha certo valor decorativo. Assim, aquarelas, guaches e bicos de pena de flores, pássaros etc., feitas por artistas desconhecidos, alguns quadros decorativos modernos, e boas reproduções, são ótimas, desde que bem feitas e agradáveis ao comprador, pelo motivo e colorido.
Outro fator importante é a adaptabilidade do quadro à sala em que será colocado. Esta adaptabilidade compreende não somente o assunto, mas é preciso também que suas dimensões estejam em proporção com as paredes, mobiliário e tamanho da sala. Um bom quadro é desperdiçado quando colocado em sala errada ou lugar mau. É melhor não ter quadros a tê-los mal colocados, apertados entre portas ou entre outros quadros de menor importância.
Por isto, deve-se colocar e mesmo comprar os quadros, somente depois que a sala está pronta e mobiliada, pois o instinto sugerirá quais paredes necessitam decoração. Naturalmente, quando as cores do quadro e suas dimensões fornecem a combinação das cores da sala, este tem que ser comprado antes. Os quadros nunca devem ser comprados somente para encher uma parede vazia, mas deve haver da parte do ocupante habitual da sala, satisfação pessoal na contemplação de cada quadro.
É difícil fixar regras quanto aos motivos próprios para cada sala, mas não há dúvidas de que o motivo deve estar em acordo com o caráter geral da sala. Por exemplo, quadros em carvão, bico de pena, e gravuras em preto e branco são ótimos para quarto de homem, hall, ou qualquer outro lugar onde se necessita uma marca e contraste forte. Devem, no entanto, ser usadas sem outra espécie de pintura do lado. Óleos ou aquarelas desmerecem ser colocadas ao lado de pinturas em preto e branco. Flores decorativas e outros motivos de vistas, tanto podem ser usados em hall, sala de jantar, como living. Aquarela de flores, pássaros, e reproduções de damas antigas são para quartos femininos e "boudoirs". Retratos de família, pinturas, são valiosos e muito decorativo em hall, sala de jantar ou living. Já fotografias de família nunca devem ser dependuradas na parede, mas usadas em cima de mesas, em porta-retratos.
Em salas de estilo, naturalmente, para bem conseguir a atmosfera, é necessário usar originais ou reproduções semelhantes às usadas na época.
Outro ponto importantíssimo em quadros é a escolha da moldura, que deve estar perfeitamente de acordo com o quadro em proporção e ornamento. Vários artistas, acertadamente, desenham molduras para cada um de seus quadros, de modo a obter o acordo absoluto.
As molduras mais belas foram feitas durante a Renascença, reinado de Luís XIV e princípios do século XVIII. Em meados do século XVIII começou-se a fabricar molduras de massa em vez de madeira entalhada. Essas molduras, muitas pesadas e enfeitadas, obscureciam e depreciavam os quadros nelas colocados. Hoje molduras antigas são muito procuradas, para pinturas e reproduções de quadros antigos. Procura-se novamente atingir a beleza das molduras do século XVIII, baseando-se na adaptabilidade ao quadro e harmonia com todo o ambiente.
Pinturas a óleo devem ser emolduradas em "passe-partout" ou vidro. Pinturas antigas pedem moldura rica, sendo a moldura dourada a mais usada, pois o dourado ajuda a harmonizar as cores sem com elas competir.
Deve haver muito cuidado com a moldura, pois nada mais feio, por exemplo, do que um dourado brilhante que em vez de realçar, ofusca o quadro. Também, o motivo da pintura a óleo, sendo pesado e rico em contrastes, pede uma moldura mais pesada e rica, enquanto que uma pintura mais leve pode ter moldura mais delicada.
Desenhos em bico de pena e aquarelas devem ter "passe-partout" e vidro; usando-se em geral moldura preta lisa ou com pequeno risco dourado, para os bicos de pena. Pinturas feitas em papel necessitam vidro para proteção, e a não ser que tenham grande espaço em torno do desenho, levam sempre "passe-partout". É comum as aquarelas levarem moldura branca, prateada ou de madeira natural, mais do que as molduras para quadro a óleo.
Reproduções são raramente usadas hoje em dia, em interiores bem decorados. Em todo caso, se alguém tem uma predileção toda especial por um quadro de um dos mestres, não há razão para que não possa usá-lo e deve ser emoldurado como se emolduraria o original, somente devem ser evitados quadros conhecidos demais e reproduzidos até em folhinha como a Mona Lisa, de Da Vinci, o Angelus, de Millet, etc.
Quadros em pastel, seguindo o gosto francês, são em geral emoldurados com moldura dourada.
As molduras modernas são feitas em enorme variedade de materiais: vidro, espelho, cromo, madeira, cortiça e até fazenda, vendo-se no desenho das molduras inovações audaciosas.
Salas com papel de parede ou pinturas murais, não necessitam quadros, pois as paredes já estão decoradas. Os quadros devem ser dependurados à altura da vista. Quando o quadro é muito grande, deve ser dependurado mais alto para maior horizonte visual. Quadros importantes devem ser colocados na parede principal e necessitam uma área em torno livre, de modo a poderem ser apreciados. Um quadro deve ser dependurado absolutamente encostado à parede, sendo para isso necessário pendurá-lo bem em cima, ou ficará inclinado prejudicando a beleza da pintura. Quando vários quadros são dependurados numa parede, eles não devem ser arranjados indiscriminadamente, mas formando um grupo geométrico como um retângulo, linha reta ou triângulo. Se os quadros são de diferentes tamanhos e feitios, deve-se agrupa-los de modo a contarem como uma composição só. Quadros a óleo não devem ser usados ao lado de aquarelas, a não ser que a técnica do óleo seja muito semelhante à da aquarela.
Deve haver relação de proporção entre o quadro, parede e móveis colocados diretamente sob o quadro.
Os armes ou argolas por onde os quadros são dependurados não devem aparecer.
Também a iluminação para quadros é muito importante. Os quadros a óleo exigem a iluminação natural, ou a artificial com técnica irrepreensível, por isso, é preciso estudar de onde vem a luz e como incide no quadro. Pinturas grandes e importantes pedem uma iluminação com lâmpada colocada por cima do quadro, como se vê em exposições.
Alayde Pariso
Fonte: www.areliquia.com.br
Quadro

Como fixar quadros

Quadro
O quadro é considerado elemento da decoração. Assim, o bom senso é o melhor aliado do gosto pessoal. Além de combinar cor e estilo, os quadros devem ser bem posicionados.
O melhor é coloca-los sempre no nível da linha do olhar. Assim, se ele estiver acima de um móvel, a distância do quadro para o móvel é de 30 centímetros.
Se a distância for contada do chão, a altura ideal é de 1,50 metro.
O local para a fixação de um quadro deve levar em conta aspectos básicos de decoração, como:
visibilidade, luminosidade, volume e harmonia.

Visibilidade

O quadro deve estar numa altura suficiente para que seja facilmente visualizado.

Luminosidade

Ele deve estar num local com bastante luminosidade, de modo a dispensar luz artificial, a não ser que a intenção do decorador seja exatamente usar esse recurso.

Volume

Colocar um quadro grande numa parede relativamente pequena ou vice-versa, desequilibra o ambiente, deixando o ambiente desconfortável.

Harmonia

O quadro deve ter uma relação com o ambiente e não o ambiente com o quadro. É certo que, nesse caso, a relação vai depender muito da imaginação do decorador.
Para não errar recomenda-se não misturar os estilos. Tapeçaria combinada com quadros, por exemplo, não é uma opção feliz.

A arte de fixar quadros

As principais dicas a serem seguidas para evitar erros e garantir o sucesso da sua decoração são as seguintes:
Observe a altura do teto e dos móveis antes de escolher o local para colocar os quadros. Não precisa centralizá-los. O importante é observar o equilíbrio da composição.
Antes de furar a parede, teste a posição dos quadros no chão. Meça a distância entre eles e só depois dê continuidade ao serviço.
Use pregos de aço ou parafusos número 6. Outros materiais podem estragar a parede, além de fazer um furo muito grande, que impede que a tela fique firme na parede.

Veja mais dicas para a decoração com quadros e gravuras

Antes de furar paredes, busque fazer no chão uma composição daquilo que você imaginou. Se o resultado não agradar, o trabalho terá sido bem menor.
É importante combinar as cores do quadro com as cores de algum móvel ou objeto de decoração do cômodo.
Deve-se tomar cuidado com a poluição visual. Se o ambiente já possui muitos móveis, a colocação de um quadro pode não apresentar resultados satisfatórios.
Outro risco é que, no meio de muitos outros objetos, o quadro "suma".
Ambientes modernos combinam mais com pinturas abstratas e "cleans".
Adequar o tema da pintura ao cômodo é muito bem vindo. Salas de jantar, por exemplo, combinam com naturezas mortas.
Molduras côncavas combinam com pinturas em perspectiva.
Molduras convexas são indicadas para quadros sem profundidade.
Desenhos e artes menos rebuscadas dispensam moldura.
Iluminação é importante. Se possível, utilize luzes direcionadas aos quadros. Se não, cuide para que a iluminação ambiente não cause sombras e nem modifique os tons da pintura.
Nada de torcicolo: quadros devem ficar a uma altura próxima à dos olhos. Geralmente, entre 1,60 m e 1,70 m.
Definido o local, pode-se optar por dois tipos de fixação:
Com pregos ou com buchas e parafusos.
A primeira é recomendada para quadros não muito pesados.
Já a segunda, buchas e parafusos, para paredes de blocos ou tijolos tipo baiano, onde o prego não tem resistência.
A Bemfixa dispõe de um produto exclusivo para fixação de pregos em qualquer superfície: o Bateprego. Trata-se de um produto inteligente que, além de dar firmeza ao prego para sua correta fixação, protege as mãos dos golpes do martelo.
O Bateprego é um produto bastante conhecido e utilizado por decoradores e profissionais, pela sua praticidade e segurança.

Colocação dos quadros

Ambientes Diversos

Quarto

Normalmente quadros na posição horizontal decoram melhor este ambiente, usualmente os quadros são colocados sobre a cama, o ideal é que o quadro fique 20cm acima do centro da cabeceira da cama

Sala de Jantar

Pode ser utilizado um único quadro na horizontal ou optar-se por três quadros ou mais, dependendo do espaço de parede disponível.

Espelhos

Espelhos devem ser colocados sempre a uma altura em que uma pessoa consiga visualizar seu corpo todo, ou no mínimo da cintura pra cima.
A limpeza dos vidros deve ser feita com pano úmido, em movimentos circulares e abrangendo toda a área do quadro de maneira uniforme.

Colocação sobre sofá

Escolhido o local a ser pendurado o quadro, defina a altura adequada e a centralização da obra.
Dica
Pressione a parte superior do quadro (onde estão os ganchos) contra a parede, de forma a deixar as marcas a serem furadas.
Regra
O ideal é a obra fique na altura do campo de visão de uma pessoa de estatura mediana(1,70m).
Meça o tamanho total do sofá.
Para facilitar, coloque a tela (quadro) sobre o sofá e verifique as distâncias laterais.
Com um lápis, faça uma marca na posição do pendurador ou, caso não seja possível, flexione a parte da obra que contém o pendurador contra a parede, o que resultará em uma da posição onde será feito o furo.
Definidos o local e a posição, inicia-se a furação da parede.
Antes de começar a furar a parede, para se evitar sujeira desnecessária, esta dica cai bem:
Com um pedaço de fita adesiva, prenda um saco plástico logo abaixo do ponto onde será feito o furo.
Assim, todo o pó cairá dentro do saco e o ambiente ficará limpo.
Após pendurada a tela, confira a distância entre ela e o encosto do sofá.

Colocação sobre a cama

Escolhido o local a ser pendurado o quadro, defina a altura adequada e a centralização da obra sobre a cama. Dica: Pressione a parte superior do quadro (onde estão os ganchos) contra a parede, de forma a deixar as marcas a serem furadas.
Primeiro, meça a distância do centro de um gancho ao aoutro.
Exemplo
De um centro ao outro a distância é de 0,70 m.
Aproveitando a marcação feita anteriormente, meça a distância entre a base da parede e a primeira marca feita.
Lembrando-se que a distância entre um gancho e outro é de 0,70 m.
Agora, faça uma marcação de 0,70 m desta até a outra marca feita na parede.
Definidos o local e a posição, inicia-se a furação da parede.
Após pendurar o quadro, confira a distância entre ele e o encosto da cama.

Perguntas

COMO FAÇO PARA FIXAR O MEU QUADRO CORRETAMENTE ?
Cada ambiente um caso diferente:
Na sala
Deverá estar acima de 15 a 20 cm do sofá.
No quarto
Acima de 20 a 30 cm da cama.
No Corredor
Como irá ser olhado de pé, o centro do quadro deve ficar na altura da visão de uma pessoa de 1,70m.
COMO INSTALO MEU QUADRO PERFEITAMENTE ?
Marque com um lápis o local a ser furado. Para evitar que o reboco se quebre, coloque uma fita transparente no local a ser fixado.
É recomendada a utilização de uma bucha e furadeira, pois dessa maneira é menor o risco de danificar a sua parede. Mas não esqueça de verificar se aonde pretende furar não passa nehum cano .

Tipos de Molduras

Como posso fazer a melhor escolha para moldura de um quadro ?
Quando se fala de moldura, as palavras-chave são: adequação, qualidade e elegância. A moldura é a continuação da pintura; ela veste a tela, pode realçá-la ou prejudicá-la irremediavelmente.
Um conselho profissional: procurem trabalhar com moldureiros competentes, com longa experiência de mercado. Moldura não é coisa simples, requer cuidados, até para a conservação das pinturas.
O emolduramento de papéis é dos mais complicados, exigindo materiais adequados e muitos recursos técnicos, para evitar os diversos tipos de poluição, poeira e, principalmente, fungos, provenientes de umidade. Assim, procurando um bom moldureiro, já é meio caminho andado para fazer a melhor escolha para a moldura do seu quadro.
Como posso fazer a melhor escolha para moldura de um quadro ?
Quando se fala de moldura, as palavras-chave são: adequação, qualidade e elegância. A moldura é a continuação da pintura; ela veste a tela, pode realçá-la ou prejudicá-la irremediavelmente.
Um conselho profissional: procurem trabalhar com moldureiros competentes, com longa experiência de mercado. Moldura não é coisa simples, requer cuidados, até para a conservação das pinturas.
O emolduramento de papéis é dos mais complicados, exigindo materiais adequados e muitos recursos técnicos, para evitar os diversos tipos de poluição, poeira e, principalmente, fungos, provenientes de umidade. Assim, procurando um bom moldureiro, já é meio caminho andado para fazer a melhor escolha para a moldura do seu quadro.

Um pouco de conhecimento sobre Molduras

Laca

Proporciona acabamento uniforme e possibilidades ilimitadas de composições de cores em relação à obra, além das variações entre o fosco, brilhante e degrade. É importante observar bem a diferença que existe entre o esmalte sintético e a laca.

Decape Policromia

Permite a aplicação na moldura das várias cores e tonalidades que compõem a obra, evidenciando o tom predominante ou contrastante. Para sua confecção são empregadas várias aplicações de tinta, e sua posterior remoção parcial.

Folheação a Ouro ou Prata

A moldura recebe finíssimas lâminas de ouro ou prata, de origem alemã ou italiana. Sua aplicação, em função de sua espessura, exige condições ambientais muito especiais, bem como mão de obra especializada. A folheação pode ser utilizada em pequenos detalhes ou de forma predominante na moldura, proporcionando muito requinte ao trabalho.

Madeira

Natural com aplicação de cêra ou verniz poliuretano. Entalhada-confeccionada sob encomenda, de acordo com a época e valor pictório da obra. Folheada-molduras lisas ou entalhadas podem receber detalhes em ouro ou prata. Existe os mais variados tipos de madeiras e tonalidades, criando um equilíbrio perfeito entre a obra e a moldura.

Metal

Existe uma vasta gama de perfis, tonalidades e espessuras, permitindo inúmeras composições.

Passe-Partout

Em muitos casos valoriza a obra que será emoldurada. Para tanto existe grande variedade de materiais, formas e acabamentos possíveis.
Formas
As molduras podem ser confeccionadas nas mais diversas formas geométricas, como as ovais, redondas, oitavadas, sextavadas, entre muitas outras.

O quadro e a decoração

As cores do quadro devem estar presentes em algum móvel ou objeto de decoração, como tapetes e almofadas.
O tom da moldura também deve acompanhar alguma das cores existentes na tela.
Quem gosta de uma decoração moderna deve optar por quadros “clean”.
Não se deve exagerar na quantidade e no tamanho dos quadros em cômodos pequenos, principalmente se eles já têm muitos móveis.
Não existe quadro indicado para este ou aquele ambiente. Entretanto, o estilo do quadro pode acompanhar o estilo da decoração. Por exemplo, se a sua sala de jantar é clássica, uma boa pedida é um quadro de natureza morta. Na sala de estar do mesmo estilo, telas de paisagem caem bem.
Ambientes modernos pedem quadros com texturas ou gravuras. Existem reproduções de bom preço no mercado.
As molduras são dispensáveis em muitos quadros. Entretanto, se a tela for a óleo é indicado o uso da moldura.
Para realçar a beleza dos quadros, pode-se optar por luzes direcionadas embutidas em gesso.
Se for uma gravura protegida por vidro, tenha cuidado para que o vidro seja anti-reflexo. Caso contrário, o quadro vira um espelho.
Antes de pendurar os quadros na parede, faça a composição que você imaginou no chão. Assim você terá uma idéia de como vai ficar, sem correr o risco de furar a parede desnecessariamente.

Os 10 Mandamentos para emoldurar

1. O desenho de uma moldura deve ter relação com o tema e o “peso” da obra.
Exemplo
Um quadro simples e “leve” combina com uma moldura reta e pequena.
2. Uma moldura côncava aumenta a impressão de perspectiva sugerida em uma obra.
3. Uma pintura sem perspectiva pede uma moldura convexa que a solte da parede.
4. Trabalhos densos pedem molduras de linhas fortes para conter a imagem.
5. Trabalhos delicados pede molduras simples e leves.
6. Deve-se sugerir molduras com linhas para telas lineares.
7. Cores marcantes no passe-partout ajudam a separar a imagem da moldura, criando uma sensação de perspectiva.
8. Tonalidades claras – como o bege – devem ser usados para acentuar as cores.
9. Quando for necessário o uso do vidro – caso dos trabalhos em papel -, deve-se pensar na utilização de vidros anti-reflexo.
10. Para pintura com cores quentes – vermelho, marrom e amarelo – predominantes, o apropriado é usar molduras de cores igualmente quentes;
quando elas forem de cores frias - azul, verde e branco -, o correto é a utilização de molduras prateadas ou de cores similares.

Cuidados com telas e molduras

Para limpar molduras, comece tirando o pó com um pano ou pincel – se ela for trabalhada. Na parte de trás da moldura, faça uma revisão mais detalhada e periódica para preserva-la de traças e insetos.
Para evitar que os quadros marquem a parede, cole em cada canto interno da moldura uma rodelinha de cortiça.
Os quadros à óleo pedem limpeza cuidadosa, duas vezes ou mais ao ano, caso fiquem expostos à poeira.
Nunca use aspirador de pó em nenhum dos lados do quadro. A sucção pode estalar a pintura.
Da mesma forma, diga não ao espanador, que também pode danificar a tela.
Evite que o sol bata diretamente sobre as telas.
Leve os quadros ao moldureiro pelo menos uma vez por ano. Assim, ele poderá fazer uma limpeza completa e cuidadosa no objeto e aplicar um remédio para que ele fique livre dos cupins.
Observe periodicamente se existe mofo ou algum tipo de infiltração na parede. Qualquer descuido neste sentido pode danificar o quadro.
Não passe cera na moldura. Normalmente ela já é colocada na tela quando já está encerada.
Se tomar muito sol o quadro pode até empenar. Por isso, o controle da quantidade de luz é fundamental.

Fonte: www.fazfacil.com.br
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